catedrais góticas
Catedral de Chartres
Localizada na cidade francesa de Chartres, nos arredores de Paris, a catedral é dedicada a Nossa Senhora (Notre Dame de Chartres). Sua construção começou em 1145.
Historiadores da arte a consideram o ápice do estilo gótico na arquitetura - o estilo marcado pelo uso de arcos ogivais na sustentação da estrutura e de vitrais ricamente trabalhados na iluminação. Têm 130 m de comprimento, 46 metros de largura máxima e a nave principal, 37 metros de altura. A torre mais alta tem 107 m de altura. Na Idade Média, a catedral abrigava um manto que se considerava ser aquele que a Virgem Maria usava ao dar à luz Jesus Cristo.
Sua construção iniciada em 1145 e foi reconstruída após um incêndio de 1194. Marca o zênite da arte gótica na França. A vasta nave, em puro estilo ogival, os adornos com estátuas finamente esculpidas de meados do século XII e as magníficas janelas com vitrais dos séculos XII e XIII, todas em notável estado de conservação, combinam-se para formar uma obra-prima inigualável.
O edifício original construído por Fulbert incendiou-se em 1194 e imediatamente se acometeram as obras de reconstrução, que se prolongariam durante 60 anos.
A fachada ocidental, chamada Pórtico Real, é especialmente importante graças a uma série de esculturas de meados do século XII;
Catedral de Notre Dame
Um fabuloso exemplo de arquitetura gótica, é a Catedral de Notre Dame de Paris. Pode não ser a mais alta, a mais velha ou a maior catedral do mundo, mas certamente é a mais conhecida.
Desde a sua concepção no século XII, foi imortalizada na arte, literatura e cinema.
Notre Dame é um excelente exemplo da arquitetura gótica. Características comuns desse estilo são gárgulas, vitrais, arcos e pontas. Seu apogeu durou desde o século 12 para o 16, e era conhecido na época como "estilo francês". Na França, uma razão este estilo cresceu em popularidade foi para o abudancia de recursos. Como mencionado na seção de história,