Catedrais Góticas
HISTÓRIA DA ARQUITETURA, DO URBANISMO E DO PAISAGISMO II
Lauro de Freitas
Maio 2013
DOC: O Enigma das Catedrais Góticas
A arquitetura gótica, de fato, é uma das que mais chama atenção. O motivo é simplesmente: a forma peculiar que as catedrais foram construídas. Elas, que possuem suas paredes quase totalmente de vidro, conseguem suportar tetos feitos por pedras extremamente pesadas, o que, obviamente, intrigou pesquisadores e conhecedores da área arquitetônica. Questionamentos que levaram então ao surgimento do documentário : "O ENIGMA DAS CATEDRAIS GÓTICAS".
Nele, especialistas tentam entender como foi possível a construção dessas catedrais, porque algumas desabaram e ainda desvendam um código matemático retirado da bíblia que provavelmente ajudou nessas construções.
O documentário mostra a construção do Castelo de Guédelon como um sítio arquelógico experimental, ou seja, utilizar manuscritos da idade média e colocar em prática nessa construção com as mesmas técnicas e materiais da época. Uma das técnicas utilizadas foi a 'gaiola de esquilo', que servia para levar as pedras até o topo e assim construir a parte superior, e ainda a argamassa que , ajudada pela pressão, facilitava a colagem das pedras.
A arquitetura dessas catedrais tem como características as paredes finas, extremamente altas, e praticamente feitas de vidro, o que facilitava a entrada de luz e eram ilustradas com passagens bíblicas, o que facilitava o entendimento dos fiéis analfabetos.
Juntamente ao castelo, é citada ainda a reconstrução de uma capela, sendo de fundamental importância, pois nela foram feitas experiências que comprovaram as bases das construções medievais:
1: Arcos ogivais: Redirecionam as forças do arco para baixo, o que possibilita a construção de grandes arcos.
2: Arcos botantes: Evitam que a força lateral do arco pressione as colunas e assim desabe.
3: Abóbada nervurada: São dois arcos ogivais que se interceptam