Saga brasileira
SAGA BRASILEIRA
A longa luta de um povo por sua moeda
TRÊS LAGOAS - MS
UFMS
2013
REGINALDO NUNES DE SOUZA
SAGA BRASILEIRA
A longa luta de um povo por sua moeda
Resumo apresentado a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, como parte das exigências do curso de “Direito” para conclusão da disciplina de “Economia”.
Professor: Marçal Rogério Rizzo
TRÊS LAGOAS – MS
UFMS
2013
1. A TRAVESSIA. Está obra trata-se do caminho percorrido pela moeda brasileira até sua atual realidade. Descreve como foi conflitosa e dolorosa essa passagem, como o povo brasileiro encontrou o caminho para estabilidade econômica do país. Relata que esses acontecimentos ocorreram diante de vários tropeços e planos que fracassaram, depois de obstáculos e vícios superados foram possíveis corrigirem erros para se chegar a uma moeda estável. Pode se dizer que desde o inicio de sua criação até sua atual conjuntura nossa moeda passou por uma serie de transformações, perdeu-se cinco zeros e até mesmo foi divida pela unidade real de valor (URV). Para autora todos os eventos superados descrevem o processo de amadurecimento institucional do país e se surpreende por esses eventos ocorrerem em difíceis fases em que a economia brasileira se encontrava.
2. NOSSO VÍCIO, DESDE O INÍCIO.
O vício em nossa economia ocorreu desde que o Brasil era império, esse vício, mas especificamente denominado como inflação se instalou em nossa economia como um vírus que aos poucos foram dominando nosso sistema econômico até se tornar uma perigosa ameaça à economia do país. Durante o período republicano não se tentou controlar o aumento desequilibrado da inflação herdada do período imperial, instalada para findar gastos financiados pela corte e para financiar a independência do Brasil. O que se