Sacolas ecológicas
Em 19 de maio, foi sancionada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab a lei municipal nº 15.374, que proíbe a distribuição e venda de sacolas plásticas; A mesma entrará em vigor a partir de 1° de Janeiro de 2012. Assim estabelecimentos comerciais tem a obrigação de estimular o uso de sacolas reutilizáveis.
Nosso grupo optou pela criação de sacolas de pano resistentes, com um diferencial, nela terá vários compartimentos adaptados às mercadorias, de forma padrão e organizada.
As sacolas plásticas utilizadas no comércio são bastante práticas, mas, o seu uso generalizado, aos bilhões de unidades, vem trazendo sérios transtornos ao meio ambiente, pois, o seu tempo de degradação leva dezenas de anos e, são praticamente impossíveis de serem recicladas. A saída é buscar alternativas e parar de contribuir com a degradação ao meio ambiente fazendo a sua parte e reduzindo a sua “pegada” ecológica.
O produto escolhido entrou no mercado recentemente, e ainda necessita de melhoras. Além de contribuir para o meio ambiente podemos transforma-la em sacolas para uso geral e de acordo com a necessidade de cada consumidor. Torna-la bonita, útil, prática, multiuso e completa.
II – Situação Atual de Marketing
O marketing referente às sacolas ecológicas está atualmente se elevando, porém ainda não está no nível almejado. Embora a sustentabilidade esteja em alta, as Eco Bag’s estão em pouco uso, pois poucas pessoal sabem o sentido de usa-la ao invés de sacolas plástica, julgam as sacolas ecológicas pela aparência e chegam a acha-las pouco práticas. Há pouco investimento nelas, e pouca divulgação da sua necessidade.
III – Análise de oportunidade e questões Oportunidades – Com a lei entrando em vigor, sacolas resistentes e ecologicamente corretas passarão a não ser mais apenas um conforto, mas sim uma necessidade. Ameaças - Com a entrada em vigor da Lei Municipal, poderá haver conflito pois a mesma viabiliza a possibilidade de compra de