Ficha de leitura (ramalho, josé rodorval. sociologia.)
479 palavras
2 páginas
· Referência do texto: RAMALHO, José Rodorval. Sociologia. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.· Ideias centrais:
1. A conversação sociológica pode ser entendida como uma espécie de bate-papo, onde os sociólogos discutem os fatos sociais (religião, trabalho, meios de comunicação e outros fenômenos da sociedade), mas diferentemente do bate-papo que ocorre casualmente entre diversos grupos de pessoas, a conversação sociológica não procura expressar suas opiniões pessoais sobre os fenômenos sociais, em vez disso os sociólogos constroem conceitos científicos através da observação (empirismo). A maneira como a sociologia procura entender o mundo requer o uso de um método científico, assim os fatos sociais podem ser observados, medidos, classificados, explicados e compreendidos.
2. As principais características do método científico são: causalidade, objetividade, generalidade, verificabilidade, probabilidade, provisoriedade, previsibilidade e intersubjetividade. Mas afinal, a sociologia é uma ciência? Apesar das críticas sofridas (como o fato de a Sociologia ter pouca capacidade de previsão e várias explicações para um mesmo fenômeno) a pesquisa sociológica envolve todas as características do método científico, logo é uma ciência.
3. A Sociologia usa dois modos de pesquisa: a teórica e a empírica. A primeira aborda a reflexão dos conceitos e métodos do campo sociológico. A segunda se dá através de três modos: observação da sociedade, seja essa direta e participante (onde o sociólogo convive com determinado grupo de pessoas) ou distanciada (onde o sociólogo apenas observa o comportamento das pessoas, sem participar de seu convívio), e o outro modo é a análise documental (desenvolvida através de documentos produzidos por pessoas ou organizações privadas/públicas (diálogos, correspondências, testamentos, atas de reuniões, relatórios contábeis, dados estatísticos, etc.). O terceiro modo é dado por entrevistas, essa é uma forma comum de obtenção e construção de dados