Sabão
Turma E19
SEPARAÇÃO DE MISTURAS
(DECANTAÇÃO E CENTRIFUGAÇÃO)
Bruna Araujo
Diego Conrado
Jacqueeline Sant’ Ana
José Joaquim
Mairym Paes
Victor Andrade
Relatorio científico para disciplina de química I do curso de Engenharia de petróleo ministrado pela professora Denise no 1° período
Aracaju, 2012 1. Objetivo
Separar misturas heterogêneas através de dois processos: a decantação e a centrifugação.
2. Introdução
Durante a realização do primeiro experimento, a mistura de água e óleo, uma mistura heterogênea será separada através da decantação, sendo um processo que trabalha com a diferença de densidade dos líquidos para a separação da mistura heterogênea, conseguindo obter duas fases visíveis, sendo que o mais denso localiza-se na parte de baixo de toda a mistura. Assim retirando-se o líquido que está mais abaixo.
Já no segundo experimento o processo utilizado para separar a mistura heterogenia de água e K2CrO4 foi a centrifugação. Neste processo utiliza-se a centrifuga, que é um aparelho que se utiliza da velocidade e da força centrifuga para separar os compostos da mistura, sendo que a parte sólida (K2CrO4) deposita-se no fundo do recipiente.
3. Revisão de Literatura
A decantação é um processo de separação que permite separar misturas heterogêneas, utilizada principalmente em misturas bifásicas, como sólido-líquido (areia e água), sólido-gás (poeira-gás), líquido-líquido (água e óleo) e líquido-gás (vapor d’água e ar). Sendo esse processo fundamentado nas diferenças existentes entre as densidades dos componentes da mistura, e na espera pela sua decantação. A mistura é colocada em repouso num recipiente, de preferência fechado. Após a separação visual (fases), o processo pode ser feito através de vários métodos, que podem mudar o nome Decantação para Sifonação ou Funil de Decantação.
A centrifugação é um processo de separação em que uma amostra fluida é submetida a um aparelho centrifugador ou