sabrina
Disciplina: Histologia e Embriologia
Semestre:2 Turma:168 C/D Turno: Matutino Data: 16/11/2011
Aluno: Ìris Santana Silva
Professora: Letícia Castro
Embriologia e Histologia
1 - Definir os seguintes termos :
a) fibra muscular R: São estruturas que se localizam internamente aos músculos. Todos os músculos esqueléticos possuem grandes quantidades de fibras que variam seu diâmetro de 10 a 80 mn. São estruturas cilíndricas, alongadas, localizadas em toda a extensão do músculo. Cada fibra muscular é inervada por uma única terminação nervosa que se localiza no centro da fibra, com exceção de 2% das fibras.
b) miofibrila
R: São fibrilas citoplasmáticas, também designadas sarcóstilos, que na sua maior diferenciação são específicas das células musculares. Destas miofibrilas depende a propriedade da contractilidade. O conjunto de miofibrilas de uma células muscular constitui o neoplasma. As miofibrilas estão orientadas no sentido da contração e são heterogéneas nas células musculares estriadas, e homogéneas nas células do tecido muscular liso.
c) sarcolema
R: É o nome que se dá à membrana plasmática das células do tecido muscular. O sarcolema envolve o sarcoplasma, que é o citoplasma da célula muscular.
d) sarcoplasma
R: Combustível tipo gel que envolve as miofibrilas
e) retículo sarcoplasmático
R: É o retículo endoplasmático das células musculares. É especializado no armazenamento de íons cálcio, e quando libera esse cálcio para o citoplasma dá-se a contração muscular (deslizamento da actina sobre a miosina). O retículo sarcoplasmático encontra-se disposto em formato de redes a circundar um grupo de miofilamentos.
2 - Explique a existência de estriações transversais no tecido muscular esquelético.
R: É formado por células alongadas e ramificadas que unem através de discos intercapilares encontradas no músculos cardíacos; Apresenta contração involuntária. ritmica e vigorosa.
3 - Quais são as proteínas envolvidas