estudante
Na manhã desta segunda-feira (30/11), o secretário Julio Lopes recebeu na sede da Secretaria de Transportes deputados da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa e representantes da Prefeitura de Niterói, da concessionária Barcas S.A, da Agetransp (Agência Reguladora de Transportes Públicos) e da Secretaria do Ambiente. O objetivo do encontro foi a apresentação do resultado final de uma rigorosa inspeção feita pela Defesa Civil do Município do Rio em todos os terminais do sistema de transporte hidroviário.
O responsável pela inspeção técnica, o engenheiro Bruno Pizzó, apresentou um relatório de mais de 100 páginas com os principais pontos críticos identificados durante as vistorias realizadas nas estações e plataformas administradas por Barcas S.A. Os trabalhos foram feitos entre os meses de junho e agosto de 2009, a pedido do próprio secretário Julio Lopes, com o objetivo de identificar as melhorias físicas necessárias para garantir a segurança dos passageiros que utilizam o serviço.
No encontro, o coordenador da Defesa Civil destacou que algumas estruturas, como pilares e estacas submersos e lajes das plataformas de embarque, demandam manutenção contínua e cuidadosa, devido à corrosão provocada pelo contato direto com o mar. No entanto, assegurou que nenhum dos problemas identificados põe em risco a segurança das operações e dos usuários do