Saber Diferente Saber
Jean Jacques Rousseau
Introdução
O filósofo Jean-Jacques Rousseau, que teve participação no Iluminismo, exerceu grande influência sobre a concepção de educação e sobre os métodos educacionais. Para ele, a educação não consiste em impor ao ser humano comportamentos ou ideias preestabelecidas, mas é um desenvolvimento que nasce de cada indivíduo e tem como finalidades a sobrevivência, a boa convivência com os outros e, ao mesmo tempo, a afirmação da natureza e da personalidade do educando. Segundo ele, para que essas finalidades sejam alcançadas, é fundamental respeitar o modo de ser da criança e do jovem, bem como estimular seu livre arbítrio.
Biografia
Jean Jacques Rousseau foi um importante filósofo, teórico político e escritor suíço. Nasceu em 28 de junho de 1712 na cidade de Genebra (Suíça) e morreu em 2 de julho de 1778 em Ermenoville (França). É considerado um dos principais filósofos do iluminismo, sendo que suas ideias influenciaram a Revolução Francesa (1789).
Saber Diferente Saber O iluminismo foi uma corrente filosófica puramente racionalista, grandes nomes da história fizeram parte desse movimento cultural que tinha por objetivo aumentar para todas as camadas sociais o saber e melhoramento e progresso para todos. O saber era privilégio de uma elite eclesiástica, governo absolutista, de uma sociedade fechada, mas que deveria ser instrumento para todos. As manifestações ocorridas no iluminismo em busca de um progresso não eram vistas com bons olhos por Rousseau, o mesmo acreditava que essas manifestações eram um modo de aumentar a desigualdade entre os homens. Rousseau acredita que o homem não é só racionalidade, e tal afirmava com mais clareza e convicção que a ausência dos desejos e sentimentos é muito mais uma vegetação que vida, fazendo uma equiparação com o pensamento de Descartes onde a sua dúvida metódica, racional, pode-se chegar á compreensão até mesmo de Deus, o pensamento de ambos estão de certa