quimica
a)
Fórmula estrutural da água:
A ligação existente é covalente no qual dois átomos de hidrogênio compartilham elétrons com um átomo de oxigênio. A molécula de água possui dois dipolos com o oxigênio, tendo a carga parcialmente negativa e o hidrogênio com a carga parcialmente positiva.
Fórmula estrutural do etanol:
Na molécula de etanol existe uma parte polar (formada pela hidroxila) e uma parte apolar (extensa cadeia de hidrocarbonetos).
Fórmula estrutural do hexano:
A longa cadeia carbônica presente, não lhes permite outro caráter senão apolar. A explicação vem do fato de que a ligação ocorre entre elementos iguais (c - c), portanto possuem a mesma escala de eletronegatividade.
Tubo de ensaio 1: Água(solvente) + Etanol(Soluto)
Verificamos que houve uma solubilidade digna de só observamos uma fase na mistura das duas substâncias, isso ocorre devido a molécula de água ser polar e o etanol uma parte da sua estrutura molecular ter a hidroxila (o –h) fazendo com que adquira características também polar.
Tubo de ensaio 2: Água(solvente) + Hexano(soluto) Como o hexano é uma substância apolar e a água ser polar, por isso a mistura das duas torna não miscíveis, com isso observamos duas fases no tubo de ensaio, sendo o hexano na fase superior por ter sua molécula menos densidade do que a molécula da água. Tubo de ensaio 6: Etanol(solvente) + Hexano(soluto) Tendo em vista o etanol como uma molécula parcialmente apolar e polar e o hexano sendo uma substância totalmente apolar pôde se misturar com o etanol utilizando a porção apolar deste.
b)
É um processo exotérmico, pois observou-se experimentalmente que no fundo do tubo de ensaio se aquece, isso ocorre quando a energia absorvida para separar as partículas do soluto é menor que a energia liberada na sua solvatação. Neste caso acontece liberação de energia para o meio externo e este será aquecido.
c)