O álcool vem do açúcar?
Objetivo:
Neste experimento você vai estudar a reação utilizada industrialmente na obtenção do álcool.
Tempo previsto
-
60 minutos
Fundamentos Teóricos
A fermentação é uma transformação que ocorre com certas substâncias orgânica s, sob a ação de enzimas que são produzidas por microorganismos como fungos, leveduras ou bactérias.
As enzimas são moléculas que aumentam a velocidade das reações químicas, por este motivo, as enzimas são denominadas catalisadores biológicos.
As levedur as, particularmente as que apresentam o microorganismo Saccharomyces cerevisiae
, são utilizadas industrialmente pelas destilarias para a obtenção de álcool etílico por fermentação, a partir de matérias que contém açúcares. No fermento biológico, este micro organismo está presente e fornece duas enzimas, a invertase e a zimase, que atuam como catalisadores na fermentação alcóolica.
No processo de fermentação alcóolica, inicialmente ocorre a degradação do açúcar comum pela ação da invertase, fornecendo dois o utros açúcares, a glicose e a frutose. Esta etapa do processo pode ser representado pela equação
1:
C
12
H
12
O
11
+ H
2
O ivertase C
6
H
12
O
6
+
C
6
H
12
O
6
(1)
(sacarose)
(glicose)
(frutose)
Observação: As moléculas de glicose e frutose apr esentam a mesma fórmula molecular, porém elas possuem estruturas químicas diferentes.
Em uma etapa seguinte, a zimase catalisa a transformação da glicose e da frutose em álcool etílico (etanol) e gás carbônico (CO
2
), que é liberado na forma de bolhas d e gás. Esta etapa é representada pela equação 2:
C
6
H
12
O
6
+ C
6
H
12
O
6
+ H
2
O zimase C
2
H
5
OH + CO
2
+ calor (2)
(glicose) (frutose)
(etanol)
Vários produtos do cotidiano humano dependem de fermentação, tais como, queijos, mantei ga, vinhos e cervejas, vinagres, pães ferementados, antibióticos e vitaminas.
Materiais e Reagentes:
Açúcar (100 g)
2 colheres de chá
2