sabedoria
1.1 O que é?
Sabedoria, conforme Dicionário da Língua Portuguesa da Bloch Editores é um substantivo feminino que significa qualidade do sabedor; caráter do que é dito ou pensado sabidamente; saber, doutrina, totalidade de conhecimentos adquiridos; justo conhecimento, natural ou adquirido; das verdades, mormente morais; modo de vida próprio de sábio; prudência, grande circunspecção, juízo, retidão, justiça. Conhecimento inspirado das coisas divinas e humanas. Sabedoria das nações: moral vulgar expressa em provérbio. A sabedoria é uma das características mais mencionadas a respeito de Deus. Deus é classificado como onisciente, ou seja, sabe ou conhece todas as coisas. Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos!
1.2 Sabedoria para Platão
Para Platão a migração do mundo sensível para o mundo das verdades ideais se assemelha a uma escalada em um plano em que os conceitos ficam cada vez mais abrangentes, sendo que a sabedoria seria a virtude de conhecer a beleza da verdade universal. Ele faz ainda uma analogia entre o sol, que ilumina os objetos e o Bem, que só pode conceber por causa da luz da verdade. Segundo ele, da mesma forma que a vista só possui capacidade de ver por causa da luz solar, a alma só possui a capacidade de compreender aquilo que é iluminado pela luz da ideia do Bem. E ainda, que a sabedoria consiste em ordenar bem a própria alma, e ainda, que é própria razão. Filósofo Platão.
1.3 Sabedoria para Aristóteles
Segundo ele, a sabedoria prática consiste na capacidade de raciocinar e agir naquilo tocante ao bem e ao mal para os homens. A sabedoria, ou sophia, em grego, aplica-se a quem é especialista num determinado campo do saber, teórico ou prático, ou a quem possui o conhecimento mais excelente. Contudo, a sabedoria é, ainda, mais exigente do que a compreensão, pois refere-se apenas à forma mais