Resenha filme Vem Dançar
INSTITUDO DE CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES (ICHLA)
CURSO DE PSICOLOGIA
FABIANA MÜLLER
RESENHA CRÍTIDA DO FILME:
VEM DANÇAR (Take the Lead)
NOVO HAMBURGO
2014
RESENHA
O filme Vem Dançar, roteirizado por Dianne Houston e dirigido por Liz Friedlander, é uma produção norte-americana de 2006. A trama foi baseada na história de vida do dançarino norte-americano Pierre Dulaine, que decidiu dar aulas de dança de salão, voluntariamente, para alunos do centro de detenção de uma escola pública de Nova Iorque.
A história central de inicia quando o professor Pierre Dulaine, interpretado pelo ator
Antonio Banderas, depara-se com um rapaz negro destruindo um carro em uma rua da cidade.
Após identificar a dona do veículo através de um crachá, o professor decide procurar a mulher na escola onde trabalha. Após se deparar com a situação da escola e a maneira como as pessoas, principalmente os alunos, são tratados, Dulaine acaba por se oferecer para dar aulas de dança de salão na escola em questão. Ao duvidar de sua permanência e não acreditar que os alunos teriam interesse, a diretora decide por alocar o professor na detenction class, onde ficam somente os alunos problemáticos com problemas de indisciplina.
Ao mostrar os alunos que ficam nessa classe “especial”, nos deparamos com a cena de diversos alunos sem qualquer ocupação, apenas “jogados” em uma sala sem qualquer estrutura e professor. A escolha dessa classe para este professor soou como um desafio de quem desacreditava no trabalho deste e na possibilidade desses alunos se interessarem pelas aulas e/ou pela dança de salão. Dulaine se apresentou em sala de aula e foi hostilizado pelos alunos que resistiram a qualquer forma de aprendizado, principalmente em função do estilo de música.
Mas, quando seus modos clássicos batem de frente com os instintos do hip-hop incutido nos alunos, ele se junta a eles para criar um novo estilo de dança e se tornar o mentor dos alunos