Sabedoria E Experi Ncia 1
CIÊNCIAS TEOLOGICAS LIVROS POÉTICOS
LEIDIANNE LIMA DE OLIVEIRA PENHA
TRABALHO SOLICITADO PELO PROFESSOR BELMIRO JÚNIOR, PARA AQUISIÇÃO DA NOTA DA DISCIPLINA DE LIVROS POETICOS, 3°PERÍODO. TURNO MATUTINO.
INTRODUÇÃO
O Objetivo deste trabalho é mostrar a fonte de sabedoria através de nossas decisões no nosso cotidiano sobre como vive. Mostrando que a sabedoria é extraída da vida diária, mostraremos que através das crenças valores e práticas ensinaram e viveram nesse processo, destacando dois personagens Jesus e Gandhi entre aqueles que personificam uma “espiritualidade sapiencial.”.
SABEDORIA E EXPERIÊNCIA
Esse notável líder “guru” Mahatma Gandhi, demonstrou muitas vezes sua profunda percepção ao incitar seus seguidores a recorrer à própria experiência como fonte de sabedoria. Depois de 2.000 anos antes outro grande mestre de sabedoria também deu aos seus seguidores o conselho de consultar a própria experiência para serem sábios e tomarem as atitudes corretas. Jesus de Nazaré ensinou “Ame ao seu próximo” através de uma parábola que levou a habilidosamente os ouvintes a voltar á sua própria experiência para descobrir a resposta, basta que nos imaginemos como a vítima na beira da estrada para compreender o que a situação requerer.
Sabemos que dois homens estavam profundamente imersos em suas escrituras e nas tradições antigas de seu povo e tudo isso está na base. Porém para das decisões e orientação praticas, cotidianas, sobre como viver fielmente de acordo com essas tradições, a chave para os dois Jesus e Gandhi, é a sabedoria extraída de vida diária. Gandhi e Jesus tinham um recurso comum a experiência que servi como exemplo daquilo que definimos como “espiritualidade sapiencial” temos também Jon Alexander que descreve espiritualidade como “as crenças, valores e práticas que unificam e orientam nossas vidas com relação a Deus.