Relat Rio Final Economia C Problema 01
1. Soluções
Analisando esse caso, que tem como problema “Exportamos, focamos o mercado interno, ficamos parados ou fechamos a Harezzo?”, chegamos a seguinte conclusão: devemos exportar.
Nossa empresa produz sapatos com qualidade reconhecida internacionalmente e possui tradição de exportar sapatos para vários países. Devemos exportar para o exterior, pois a empresa se beneficiará da desvalorização do real perante o dólar que vem ocorrendo nos dois últimos semestres, nossa receita e lucros aumentarão com as exportações e já temos acesso aos canais de distribuição internacionais, então não teremos custos adicionais com logística.
Com o aumento da taxa de juros do Brasil, mais pessoas irão depositar seu dinheiro nos bancos para terem rendimentos maiores com essa alta taxa; o investimento em fábricas, produção etc também tendem a diminuir; assim como o crescimento econômico do país. A tendência é que o consumo de produtos também diminua, porém temos que considerar que existem quatro diferentes tipos de produto: bens de consumo duráveis, semiduráveis, não duráveis e bens de capital. Em relação aos produtos como calçados, que são bens de consumo semiduráveis, o consumo não está diminuindo, e pesquisas indicam que esse consumo aumentará em 4% (FONTE: www.estadao.com.br). Em outras palavras, não podemos desprezar o mercado interno, que é um mercado muito grande e essencial para a empresa, porém, devemos também focar nas exportações para obter maiores rendimentos. Essa taxa de juros mais alta faz com que a inflação caia e seja controlada, ou seja, a taxa de juros é um mecanismo importante do governo para não permitir que a inflação suba e saia de controle. Hoje a Selic está em 11,25% e a previsão para 2015 é que chegue à 12,25% (segundo relatório FOCUS).
Com a depreciação cambial, o real perde seu valor perante o dólar, a taxa de câmbio aumenta (mais reais para comprar um dólar ou outra moeda), fazendo com que o país exporte mais e importe menos. Isso