ORG EXP
Disciplina: Química Orgânica Experimental II
Profa. Dra. Renata Carolina Zanetti Lofrano/Bloco 2 - sala 204
_______________________________________________________________________________________________________
EXPERIMENTO 7: PROPRIEDADES REDUTORAS DO ÁCIDO
ASCÓRBICO (VITAMINA C)
1. INTRODUÇÃO
O ácido ascórbico, mais conhecido como vitamina C (Figura 1), tem alto potencial de redução.
Está envolvido na formação de ossos, dentes e colágeno, no metabolismo de vários aminoácidos, na absorção de ferro e na proteção de outras vitaminas (como antioxidante). A deficiência dessa vitamina causa o escorbuto, doença caracterizada pelo sangramento das gengivas. Nesta prática, a vitamina C será utilizada na redução de permanganato de potássio (a manganês (II) e de iodo (a iodeto), em reações que se evidenciam por mudanças marcantes de cor. A figura 1 mostra o produto da oxidação da vitamina C.
Utilize as fórmulas moleculares dessas duas substâncias para escrever as equações das reações realizadas nesses experimentos.
OH
OH
O
HO
HO
O
O
HO
O
[O]
OH
(C6H8O6)
O
O
(C6H6O6)
Figura 1. Fórmulas estruturais do ácido ascórbico e de seu produto de oxidação.
2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Adicione com o auxílio de uma proveta, aproximadamente 50 mL de água em um erlenmeyer de
125 mL. Acrescente cerca de 0,05 g de permanganato de potássio. Agite para homogeneizar, não deixando resíduos sólidos no fundo do recipiente. Em seguida adicione 0,5 g de ácido ascórbico à solução de permanganato. O que você observou? Explique. Escreva a equação da reação.
Reação de caracterização de aldeídos e cetonas
Teste com 2,4-dinitrofenil-hidrazina - Aldeídos e cetonas reagem com a 2,4-dinitrofenil-hidrazina em meio ácido produzindo 2,4-dinitrofenil-hidrazonas, usualmente como um precipitado de coloração amarelo-avermelhada. O produto tem, na maior parte dos casos, um ponto de fusão nítido, útil na identificação do aldeído ou cetona original.
Curso: Engenharia