Rüssen, jörn. razão histórica: teorias da história: os fundamentos da ciência histórica. brasília: editora da unb, 2001.
Instituto de Ciências Humanas
Departamento de História
139211 – Teoria da História
Hugo Aguiar Novaes 11/0073045
Resenha de livro:
RÜSSEN, Jörn. Razão histórica: Teorias da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora da UnB, 2001.
Doutor em Filosofia e História pela Universidade de Colônia, Jörn Rüsen, autor do livro “Razão Histórica – Teoria da história: os fundamentos da ciência histórica” publicado na Alemanha em 1983, e somente traduzido no Brasil em 2001, desenvolve ao longo do texto o que são os fundamentos da ciência da história para assim propor uma teoria geral que envolva todos os elementos presente na composição do pensamento histórico-científico.
As indagações que surgem no tempo presente são decorrentes de carências de explicação, ou seja, pela falta do conhecimento. O pensamento histórico, resultante da auto-reflexão, surge em resposta a essas carências. Para entendermos o presente é necessário conhecermos o passado, que pode ser identificada como a tradição, ou seja, o “ontem eterno”. A tradição para o autor se faz presente principalmente pelas fontes da época. Existem também os resquícios culturais, mas esses ao longo do tempo são modificados de forma mais rápida e predatória. A busca de sentido para a tradição ocorre em meio à contingência, que leva à consciência histórica. A consciência histórica exerce um papel muito importante na obra do autor, ela se relaciona com a ideia de tempo que o autor utiliza. Rüsen segue os passos de Koselleck ao explicar que a consciência histórica necessita de alguns fatores essenciais para o seu surgimento, o tempo de experiência e a intenção ou horizonte de expectativa. O tempo de experiência coresponde ao passado, é a carga ou a tradição vinda do passado que já se possui uma experiência, ou seja, já se possui uma compreensão, uma base. A intenção ou horizonte de expectativa coresponde ao futuro, o que o historiador pretende explicar, qual a resposta ele