Ética à nicômaco
A filosofia é ciência, conhecimento das coisas pelas causas, pelas razões, a saber. Ciência essa que faz o homem refletir e agir, ética de acordo com a definição do Aurélio é de origem grega que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens definida como moral, parte da filosofia que cabe também às ciências sociais, ou seja, se trata de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no contexto coletivo como no individual.
É esse o foco da reflexão e ação no âmbito profissional e familiar que se espera de um profissional ao exercer suas funções, norteando assim nossas vidas de acordo com a sua moral e ética para vivermos em uma sociedade justa, uma maneira de viver em um meio corrompido de forma honesta.
Refletimos através das teorias desses filósofos e aprimoramos de acordo com o nosso pensamento para que a vida em sociedade, nas organizações onde lidamos diariamente com pessoas possam ser saudáveis e tendo esse conhecimento e colocando-o em pratica seria a melhor maneira de conviver com qualidade.
Pensar e saber como agir de forma licita é o que esses filósofos nos mostra e nessa matéria conseguimos o conhecimento da teoria para depois exerce-la na pratica.
2. OBJETIVO
Adquirir conhecimentos da matéria cursada para que após a conclusão do curso, em minha carreira profissional, possa aplicar com eficiência.
3. RESUMO DE ÉTICA A NICÔMACO, LIVROS- I, II, III E IV
3.1 LIVRO I
Tanto as artes como as ciências tem uma finalidade, mas existe um bem que todas as ciências procuram, partimos da ciência politica, pois ela define o que é certo e que pode beneficiar indivíduos de toda a sociedade, esse é o bem mais nobre e divino.
A ciência politica permite uma reflexão nos seus conceitos de belo e justo, podendo ser definido popularmente como a busca da felicidade, o bem viver, ser rico ou ter saúde, para alguns filósofos isso seria um bem que de tão valioso se torna objeto inacessível por existir