O tato
PROF. ANA CLÁUDIA PEDROSO
ATRAVÉS DOS SENTIDOS TEMOS A CAPACIDADE DE PERCEBER O AMBIENTE EXTERNO AO NOSSO ORGANISMO. ISSO É POSSÍVEL DEVIDO A ATIVIDADE DE CÉLULAS ALTAMENTE ESPECIALIZADAS, OS RECEPTORES SENSORIAIS, QUE SÃO CAPAZES DE CAPTAR OS MAIS DIVERSOS ESTÍMULOS.
ESSAS CÉLULAS ESTÃO ESPALHADAS POR TODO O CORPO, MAS ENCONTRAM-SE CONCENTRADAS NOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS DEPOIS DE CAPTADOS PELAS CÉLULAS SENSORIAIS, OS ESTÍMULOS SERÃO RECEBIDOS E INTERPRETADOS POR CENTROS ESPECÍFICOS DO SISTEMA NERVOSO QUE PRODUZIRÃO RESPOSTAS VOLUNTÁRIAS OU INVOLUNTÁRIAS.
OS RECEPTORES SENSORIAIS PODEM SER CLASSIFICADOS EM: ·EXTEROCEPTORES: CAPTAM ESTÍMULOS PROVENIENTE DO AMBIENTE (ESTÃO LOCALIZADOS NOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS. ·PROPRIOCEPTORES: PERCEBEM A POSIÇÃO ESPACIAL DO INDIVÍDUO. LOCALIZAM-SE NOS MÚSCULOS, TENDÕES, ARTICULAÇÕES E ÓRGÃOS INTERNOS. ·INTEROCEPTORES: PERCEBEM AS CONDIÇÕES INTERNAS DO CORPO COMO A COMPOSIÇÃO DO SANGUE, VARIAÇÃO DE pH, PRESSÃO OSMÓTICA, A TEMPERATURA ETC. O QUE NOS PERMITE SENTIR FOME, FRIO, CALOR, NÁUSEAS, DOR ETC.
O TATO
CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES DA PELE, O ÓRGÃO DO TATO.
A pele é o maior e o mais pesado órgão do corpo humano. Cobre entre 1,5 e 2 metros quadrados e contribui um sexto para o peso total do corpo. É também o maior órgão respiratório. Oferece protecção e filtra as substâncias prejudiciais, enquanto actua, ao mesmo tempo, como um órgão sensorial: a pele transfere estímulos sensoriais através do sistema nervoso para o cérebro.
A pele não é apenas um envoltório protetor. É um sistema orgânico que regula a temperatura corpórea, detecta os estímulos dolorosos e agradáveis, impede a entrada de substâncias no organismo e provê um escudo protetor contra os efeitos nocivos do sol. A cor, a textura e as pregas da pele ajudam a caracterizar os indivíduos. Qualquer alteração da função ou do aspecto da pele pode acarretar conseqüências importantes para a saúde