Rádio tradicional vs Rádio online
Análise comparativa de um noticiário na rádio hertziana com as notícias no site da mesma emissora no espaço de uma hora.
Rádio Renascença; noticiário das 8h, 11/04/2014
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Licenciatura em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia
Técnicas de Expressão Jornalística I – Rádio
Docente: Ana Isabel Crispim Mendes Reis
Discente: Inês Fernandes Teixeira, 1ºano, Turma 5 (up201208978)
Introdução
O presente trabalho, realizado no âmbito da unidade curricular Técnicas de Expressão Jornalística I, vertente rádio, leccionada pela professora Ana Isabel Crispim Mendes Reis, visa fazer uma análise comparativa das notícias emitidas de forma tradicional numa emissora de rádio hertziana (ou Radiodifusão Portuguesa ou Rádio Renascença ou TSF Rádio Notícias), em relação às apresentadas no site da respectiva rádio seleccionada, no espaço de uma hora após a sua emissão radiofónica. Dessa comparação, dever-se-iam observar as semelhanças, diferenças e transformações entre ambos os noticiários.
Os alunos tiveram a liberdade de escolher uma das três emissoras disponíveis, assim como o horário do noticiário, desde que este fosse um noticiário alargado do prime time (que tivesse entre 5 e 10 minutos). Optei pelo noticiário das 8h da manhã, de sexta-feira, dia 11/04/2014, da emissora Rádio Renascença. Assim, entre as 8 e as 9 da manhã, consultei as notícias que estiveram no seu site.
Por esta altura, os únicos assuntos em destaque na maioria dos media eram o dos Capitães de Abril e a possibilidade do aumento do salário mínimo. O trabalho engloba ainda uma componente teórica de contextualização ao tema (Rádio vs Internet).
Contexto Teórico: A rádio e a Internet
Os séculos XIX e XX ficaram marcados por grandes avanços. Um dos de maior destaque foi o dos meios de comunicação: primeiro o telégrafo, depois o telefone, a TSF e, um pouco mais tarde, a rádio