Rup x métodos ágeis
1.Introdução: breve histórico e principais características
O RUP, abreviação de Rational Unified Process (Processo Unificado Racional), é um processo de engenharia de software desenvolvido pela Rational Software Corporation, posteriormente adquirida pela IBM.
O RUP tem como objetivo auxiliar a produção de software com qualidade, que atenda aos requisitos do usuário, com um cronograma previsível e estimativas de custo, oferecendo uma abordagem baseada em disciplinas para atribuir tarefas e responsabilidades dentro de uma organização.
É um processo customizável, ou seja, pode ser utilizado e adaptado para projetos de qualquer escala.
[http://www.wthreex.com/rup/portugues/index.htm]
2.Ciclo de vida
O ciclo de vida do RUP é dividido em quatro fazes seqüenciais, iniciando pela fase Iniciação, passando para Elaboração, Construção e finalizando na Transição.
Ao final de cada fase, é executada uma avaliação para determinar se o objetivo da fase foi alcançado, o que permite ou não que o projeto passe para a próxima fase.
Ao passar uma vez pelas quatro fases indicadas anteriormente, é denominado o Ciclo de Desenvolvimento, ou seja, cada passagem pelas quatro fases produz uma geração do software. Os demais ciclos são chamados de Ciclos de Evolução, pois trata de diferentes aspectos e produz novas gerações.
Cada ciclo de evolução pode ser iniciado por uma melhoria sugerida pelo usuário, mudanças de tecnologia, entre outros.
Figura [ 1 ] O RUP define um processo bidimensional (figura 1), na qual verticalmente estão as fases do processo de desenvolvimento, representado mudanças no tempo de desenvolvimento, e na horizontal estão as iterações, representando mudanças no esforço despendido no desenvolvimento.
[http://www.wthreex.com/rup/portugues/index.htm]
3.RUP X Métodos ágeis Abaixo segue uma comparação entre o RUP e o processo ágil, criando uma relação dos principais pontos, apontando as principais diferenças: RUP | Métodos