RUP, Caracteristicas e graficos
O RUP é um produto da IBM em formato de um framework de processos adaptável. Não devemos pegar este framework e aplicar tudo o que está escrito. É necessário entendê-lo e configurar a estrutura do RUP para adaptá-lo à realidade da sua organização.
RUP É um modelo prescritivo (diz como as coisas devem ser feitas) que fornece atividades, artefatos e guias que geralmente recomendam a utilizaçào de outros produtos da IBM e da linguagem de modelagem UML.
Em provas o RUP é tratadado como processo de desenvolvimento ou metodologia.
Características do RUP
Iterativo e Incremenntal
O ciclo de vida do produto é divido em iterações, que são passagens sequenciais pelas disciplinas de engenharia de software. O problema total a ser resolvido é dividido em partes menores e a cada incremento uma parte acabada do software é entregue.
Guiado por Casos de Uso
Os casos de uso são utilizados por todas as partes interessadas, inclusive os stakeholders. É o documento que conecta todas as fases e disciplinas do RUP de uma forma ou de outra.
Centrado na Arquitetura
É a macroestrutura que organiza os principais elementos do seu sistema, como classes, interfaces e componentes. A arquitetura evolui de acordo com as principais necessidades dos sistema. Essas necessidades estão maepadas nos casos de uso.
Orientado a Objetos
Os componentes são baseados em objetos e colaboram entre si para implementar (realizar) os casos de uso.
Planejado por Riscos
Os riscos são analisados a todo tempo e aqueles que MAIS CRÍTICOS são tratados prioritariamente. Os casos de uso arquiteturalmente significativos (os mais difíceis, nebulósos, críticos, arriscados, etc) são os primeiros a serem implementados.
Gráfico das Baleias
O RUP é compostos por 4 fases e 9 disciplinas.
No gráfico você percebe dois eixos. O eixo horizontal, a primeira dimensão ou a dimensão dinâmica representa o passar do tempo ao longo do