Modelo RUP
MODELO RUP - Rational Unified Process
Curitiba – PR
2014
MODELO RUP - Rational Unified Process
Trabalho apresentado para a disciplina de Qualidade de Software requisito parcial para nota bimestral.
Prof.ª Ricardo.
Curitiba – PR
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO (RUP) é um processo de engenharia de software que fornece uma abordagem disciplinada para assumir tarefas e responsabilidades dentro de uma organização de desenvolvimento, cujo objetivo é assegurar a produção de software de alta qualidade dentro de prazos e orçamentos previsíveis. Derivado dos trabalhos sobre UML e do Processo Unificado de Desenvolvimento, ele traz elementos de todos os modelos genéricos de processo, apoia a iteração e ilustra boas práticas de especificação e projeto. Ele captura seis das melhores práticas no desenvolvimento de software (que será vista no trabalho) de forma satisfatória para uma grande faixa de projetos e organizações.
Rational Unified Process - RUP
Antes da leitura deste estudo, recomendo a leitura dos itens sobre Modelos de Processo de Software, cujo link está disponível na seção Referências.
O Rational Unified Process (RUP) é um modelo de processo de software mantido pela IBM que fornece à equipe de desenvolvimento e aos gerentes de projeto uma alternativa genérica para se construir um sistema de software. Por genérica, entende-se uma alternativa adaptável à grande maioria dos casos de softwares.
O RUP fornece boas práticas, templates, orientações e diretrizes para melhorar o desenvolvimento e para atender todas as atividades críticas no processo de desenvolvimento do software.
Espera-se atingir um resultado satisfatório quando é utilizado um processo de software coerente com a situação. A figura acima ilustra uma