producao de texto
Módulo 4
Educação Brasileira: construindo olhares a partir dos fundamentos
Temos sempre a necessidade de aprender cada vez mais, não somente decorar, mas ter competência naquilo que fazemos, através de um intercâmbio social desempenhamos um melhor ensino e somos mais capacitados, através dele fazemos transferências de conhecimentos, pois as relações sociais ditam nossa trajetória de aprendizado.
Com exercícios de meio e fim, ensinamos com mais ênfase, sabendo que nossas crianças a exemplo desenvolvem a linguagem através dos movimentos, as relações dessas expressões se firmam na realidade infantil, no contexto, e introduz as características da infância muito aproveitada em um ensino valoroso da construção de um individuo mais cheio, com capacidade de conviver socialmente com harmonia.
Podemos nos aprofundar em movimentos infantis, explorando as características das crianças, suas questões corporais, como a fala, musica, dança e seus desenhos, e relacionar as questões individuais, culturais e familiares. Portanto a escola num modelo novo de ensino, diferente daquele antigo e autoritário onde ensinar era necessidade especifica da igreja, de escrever o nome para se assinar um contrato de trabalho ou simplesmente de disciplinar, mas no desenvolvimento, na construção do saber, atendendo as necessidades das crianças como um ser inacabado, levando em conta as especificidades de sua natureza.
A construção da personalidade é o estágio em que a criança tem necessidade de se afirmar, de conquistar sua autonomia. Essa constituição de pessoa é permeada por conquistas e conflitos, contradições e crises que aparecem e reaparecem ao longo do desenvolvimento.
As brincadeiras estimulam a evolução do individuo por regras a partir do seu relacionamento com seus semelhantes estimulando o reflexo, adapta a criança a situações diversas e impõem limites necessários para sobrevivência.
Com a exploração do lúdico infantil além de muito prazeroso, torna a