Modelo RUP
O Rational Unified Process (RUP) é uma metodologia completa criada pela Rational para viabilizar que grandes projetos de software sejam bem sucedidos. O RUP é na verdade um produto composto de material de referência na forma de páginas HTML, descrevendo toda a metodologia.
O principal objetivo do RUP é atender as necessidades dos usuários garantindo uma produção de software de alta qualidade que cumpra um cronograma e um orçamento previsíveis. Assim, o RUP mostra como o sistema será construído na fase de implementação, gerando o modelo do projeto e, opcionalmente, o modelo de análise que é utilizado para garantir a robustez. O RUP define perfeitamente quem é responsável pelo que, como as coisas deverão ser feitas e quando devem ser realizadas, descrevendo todas as metas de desenvolvimento especificamente para que sejam alcançadas.
O RUP, além de uma metodologia, é um produto comercializado pela Rational, que é uma grande documentação baseada em hipertexto (HTML). Do conteúdo deste material, destaco os seguintes assuntos:
Workflows: Cada workflow é descrito em detalhe, apresentando passo a passo as tarefas, subprodutos a serem gerados e papéis de profissionais envolvidos. Cada tarefa, subproduto e papel é descrito em detalhe. Este modelo pode ser seguido à risca ou adaptado conforme sua necessidade específica.
Tarefas: Cada tarefa é descrita em detalhe, incluindo que papel é responsável por ela, a qual workflow ela pertence e quais são os subprodutos de entrada e saída.
Modelo de equipe: Os diversos papéis necessários no projeto são descritos em detalhe. Assim como no MSF, cada papel pode ser representado por mais de uma pessoa, ou uma pessoa pode ter mais de um papel, dependendo da carga de trabalho necessário. Porém o RUP aborda os papéis em um maior nível de detalhe. Ao todo são mais de 30. Exemplos de papéis são: analista de sistemas, analista de negócio, etc.
Modelos de documentos: O RUP apresenta modelos e exemplos