Ruido
De f i n i d o como o som capaz de provocar dano ao Sistema Audi t ivo, inter fer indo no equi l íbr io bioquímico do organismo, comprovado especialmente na indúst r ia, o ruído representa um problema sér io, causando danos audi t ivos em mi lhares de t rabalhadores, inf luenciando na capacidade de atenção e reduzindo o desempenho de suas at ividades, tanto intelectuais como f ísicas.
O desenvolvimento tecnológico das indúst r ias e o crescimento dos grandes cent ros urbanos submetem o indivíduo ao convívio permanente do ruído, não respei tando convenções e nem classes sociais.
Pesquisas recentes revelam que a poluição sonora ocupa a tercei ra posição ent re as doenças ocupacionais, mot ivo pelo qual conduziu o interesse pelo tema proposto.
O presente t rabalho objet ivará most rar as inf luênci a s e mani festações audi t ivas e não-audi t ivas do ruído ambiental no organismo humano. Para a real ização deste estudo será ut i l izado um referencial teór ico sobre o ruído e seus efei tos. Para tanto, procurará estabelecer alguns concei tos e elucidações quanto às áreas de abrangência da audiologia e seu campo de atuação enquanto ciência fonoaudiológica.
Buscar -se-á anal isar , at ravés da l i teratura especial izada, os aspectos relat ivos à anatomof isiologia e f isiopatologia da audição, a relação audição, som e ruído, bem como caracter izar o ruído ocupacional e suas respect ivas patologias e por úl t imo o ruído ambiental e seus efei tos no organismo em geral . Será dada ênfase à Poluição Sonora como agente