Ruido do trabalho
Quais os fatores que geram os ruídos?
Quais as doenças do trabalho que são geradas?
Prevenção?
O que é ruído?
Para definirmos ruído falamos em som, termo que teremos então de definir: a palavra som é utilizada para designar quer uma sensação, quer a causa física que deu origem a essa sensação, como por exemplo, sensação auditiva desagradável, incomodativa ou perigosa.
A causa da dessa sensação e sempre uma vibração que se propaga e que atinge o nosso ouvido, em particular o tímpano.
Quais os fatores que geram os ruídos?
As máquinas e equipamentos utilizados pelas empresas produzem ruídos que podem atingir níveis excessivos, podendo a curto, médio e longo prazo provocar sérios prejuízos à saúde. Dependendo do tempo de exposição, nível sonoro e da sensibilidade individual, as alterações danosas poderão manifestar-se imediatamente ou gradualmente.
Quanto maior o nível de ruído, menor deverá ser o tempo de exposição ocupacional.
Maquinas, transito, conversas, telefones,
A exposição ao ruído pode colocar os trabalhadores perante uma série de riscos para a sua segurança e saúde:
Perda de audição: o ruído excessivo prejudica as células capilares da cóclea, parte do ouvido interno, conduzindo à perda de audição. "Em muitos países, a perda de audição induzida pelo ruído é a doença profissional irreversível de maior prevalência" As estimativas apontam para uma taxa de pessoas na UE afectada por problemas auditivos superior à população total de França [iv]
Efeitos fisiológicos: existem provas de que a exposição ao ruído tem efeitos sobre o sistema cardiovascular provocando a libertação de catecolaminas e o aumento da pressão arterial. Os níveis de catecolaminas no sangue (incluindo epinefrina (adrenalina) estão associados ao stress.
Stress relacionado com o trabalho: o stress relacionado com o trabalho só muito raramente advém de uma só causa, sendo geralmente provocado pela interacção de vários factores de risco. O ruído no