Ruido no ambiente de trabalho
|Campus Ponta Grossa - Paraná - Brasil |SEA 2011 |
| | |
Ruído no ambiente de trabalho.
Marcelo Wilson dos Santos1; Márcio Michailu Mendes1; Paulo Junior Silva Costa1, Francisco José Viglus1, Zito Palhano da Fonseca1, Mauricio Galdino1. marcelosantos@wstelecom.net.br; marcio_michailu@hotmail.com; junior.paulocosta@gmail.com; frviglus@hotmail.com; zitopf@hotmail.com; maugaldino@hotmail.com.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Ponta Grossa – Brasil
Resumo
O presente artigo tem como objetivo falar sobre ruído no trabalho, demonstrando algumas consequências da exposição de trabalhadores e do limite previsto em lei, comparado com uma pesquisa feita em uma marcenaria pela Revista Arvore. Diversos são os conceitos formados durante a abordagem do assunto, entre os quais se destacam o caminho que um som faz no ouvido humano até chegar ao cérebro onde é decodificado e a intensidade em decibéis de alguns sons que os seres humanos estão em constante exposição.
Palavras-chave: Análise de Segurança do Trabalho, segurança do trabalho, ruído.
Introdução
Com o passar dos anos na indústria foi significativa a mudança e a modernização na maneira de pensar das empresas, essencialmente se tratando de acidentes do trabalho, assim como, as possíveis condições do trabalho nas quais os funcionários estão expostos. Perante a evolução das leis trabalhistas e dos sistemas de qualidade, as empresas de um modo geral, passaram a mapear seus ambientes e recintos internos buscando evidenciar os fatores e condições em que seus colaboradores possam estar expostos, pois, só assim é