Rugosidade
A rugosidade é de extrema importância a determinação do atrito, que desempenha papel importantíssimo no papel do encaixe dos metais devido a pressão existente de contato entre as ferramentas e as pecas. O atrito causa características desvantajosas ao processo como desgaste no ferramental, aumento de consumo de energia, eleva a temperatura e altera o estado de tensões. Mas em alguns casos entre tanto, o atrito é necessário, para facilitar o “agarramento” das ferramentas como metal a ser conformado.
No processo da fabricação determina o acabamento superficial e desempenho: no caso dos Mancais de motores, a capacidade de carga aumenta com rugosidade, e importante destacar a quantificação da rugosidade.
As superfícies das pecas, quando olhando com nitidez, apresentam certas irregularidades. Por mais que a peca apresente tal regularidade, possui rugosidade superficial. Na usinagem a rugosidade é tratado como parâmetro para qualidade da usinagem.
A rugosidade pode ser aplicadas em diversas maneiras, como em: pecas construídas,fabricas e acabadas. A maneira como se processam, e os parâmetros e valores impactos.
No acabamento básico para medições superficiais, destacam-se em 7 aspectos, que são: Especularidade, Pressão e tolerância, Resistência a corossao, Resistência a fadiga, Escoamento de fluidos, Aspectos econômicos. A importância das características se deve ao fundamento que as superfícies apresentem o elo com a peca.
Existem alguns tipo de parâmetros, entre eles: Amplitude, Espacamento, e Hibrido. E os considerados parâmetro de amplitude, que são de rugosidade aritmética ou média. Suas aplicações são controle continuo da rugosidade na linha de produção, Superfícies com sulcos de usinagem como (torneamento,fresagem) e Superfície de pouca responsabilidade, como nos fins estéticos.
Na determinação de um comprimento ou de um ângulo de uma peça, procede-se da mesma forma como na determinação de qualquer outra