contabilidade intermédiaria
O plano de contas na área contábil, significa o uso do sistema para a implementação do registro de todas as operações financeiras dentro da entidade, e assim, fixa-las em registros.
O plano de contas vai permitir que o gestor organize o detalhamento dos resultados obtidos.
2.1 objetivos do plano de contas.
Seu principal objetivo é estabelecer normas de procedimento para o registro das operações dentro da entidade e, na sua montagem, devem ser levados em conta três objetivos fundamentais:
a) atender às necessidades de informação da administração da empresa;
b) observar formato compatível com os princípios de contabilidade e com a norma legal de elaboração do balanço patrimonial e das demais demonstrações contábeis (Lei 6.404/76, a chamada "Lei das S/A”);
c) adaptar-se tanto quanto possível às exigências dos agentes externos, principalmente às da legislação do Imposto de Renda.
2.2 Existem 3 tipos de planos de conta dentro da contabilidade:
*Plano de contas sintético- o mais básico dentre os três, mostra a informação de forma superficial, sem detalhamentos importantes na hora de uma tomada de decisões.
*Plano de contas analítico- mostra a informação detalhada em sub contas, com detalhamento maior que o plano de contas sintético.
*Plano de contas por centro de resultados- são grupos de contas contábeis que acumulam a movimentação da empresa e indica os resultados de forma individualizada.
3.0 Etapa 2- passos 01 e 02: síntese: conceito “diário e razão”, “métodos de escrituração”, “livro diário”, “como funciona o SPED”, “SPED contábil”.
3.1 diário e razão.
Livro Diário é um livro de escrituração, obrigatório, onde são relatados os atos e movimentos contábeis dentro da entidade. Mesmo deve ser registrado em idioma próprio, em ordem cronológica de dia, data, mês e ano, sem rasuras. O Livro Diário deverá conter, respectivamente, na