fundações diretas
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
RAFAEL DE ARAUJO SANTANA
LEANDRO LEITE SANTANA
MELINA MELO
RENATA BASILE
MECANICA DOS SOLOS E FUNDAÇÕES
FUNDAÇÃO DIRETA
SANTOS
NOV/ 2014
FUNDAÇAO DIRETA “RASA”
Os blocos de fundação tem por característica grande rigidez, e devido sua forma maciça dispensa armadura pode ser utilizado concreto simples ou concreto ciclópico.
Os blocos escalonados onde são construídos degraus, que possui a mesma função dos blocos quadrados, porém aqui se gasta menos concreto
À esquerda o bloco tronco de cone, aqui sua diferença é por não se formar degraus, e ter sua base alargada na forma de um cone, à direita os alicerces de tijolo denominado blocos corrido utilizados em pequenas construções.
SAPATAS ISOLADA
As sapatas isoladas tem por característica não ter relação com nenhuma outra sapata, podem ser rígida onde tem flexão nas duas direções, maior que as flexível e resistente a tração, já as flexíveis tem sua altura mais baixa é aconselhável para cargas pequenas.
SAPATAS ASSOCIADAS
Sapata associada é quando transmite a ação de dois pilares próximos, criando uma viga de rigidez transmitindo a carga de forma mais uniforme para o solo.
SAPATA CORRIDA
As sapatas corridas tem a função de receber a cargas das paredes e apoiase diretamente sobre o terreno e tem formato de viga, é mais utilizado em pequenas obras .
SAPATA CORRIDA
VIGA DE FUNDAÇÃO
(BALDRAME)
é um tipo comum de fundação para pequenas edificações, constitui-se de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou armado ou de bloco de canaleta, construída diretamente no solo, é mais empregada em casos de cargas leves como residência construídas sobre solo firme.
VIGAS DE
FUNDAÇÃO
SAPATA ALAVANCADA
Estrutura em que o projeto preveja uma sapata em divisa de terreno ou com alguns obstáculos para compensar a excentricidade das cargas, é necessário transferir