Fundações diretas
FUNDAÇÕES DIRETAS
A fundação é caracterizada como direta quando é transmitida pela base do elemento estrutural, considerando apenas o apoio da peça sobre a camada do solo, sendo desprezada qualquer outra forma de transferência das cargas. Além disso elas possuem uma cota menor que 2 metros ou quando a cota de apoio é inferior à largura do elemento da fundação. Os tipos de fundação são:
Radier- são lajes de concreto armado em contato direto com o solo que captam as cargas dos pilares e paredes e descarregam sobre uma grande área do solo, possui aproximadamente 10 cm de espessura.
Sapata- A sapata é um bloco de concreto armado construído diretamente sobre o solo que transmite a carga e para diminuir a pressão possui uma ponta mais larga. Ela pode ser feita uma sapata isolada, quando é apenas uma, pode ser sapata corrida, quando se é feito varias sapatas uma ao lado da outra de forma linear. Outra é a sapata alavancada onde se modifica a sapata com a finalidade de anular o momento gerado pelo pilar que por algum motivo, não foi possível nascer no centro de gravidade da sapata. http://pt.wikipedia.org/wiki/Funda%C3%A7%C3%A3o_(constru%C3%A7%C3%A3o) http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAinoAA/tipos-fundacoes http://pt.wikipedia.org/wiki/Radier http://construcaociviltips.blogspot.com.br/2012/02/sapatas-alavancadas-construcao-de-casas.html