Rugosidade
Paulo Sérgio Brandão Júnior
AIUM-15
01/02/2013
Contagem-MG
01/02/2013
Rugosidade: A rugosidade está interligada a tolerância geométrica. Ela corresponde aos erros de forma microgeométricos, que só podem ser lidos por instrumentos especiais um deles é o rugosímetros.
Resumindo rugosidade é um conjunto de irregularidades, que tem um papel muito importante para a mecânica e seus componentes, para dar acabamento ideal a superfície é necessário analisar o nível em que as rugosidades devem ser usinadas.
Características de Rugosidade de uma Peça:
Uma das principais características do aparecimento de rugosidade de uma peça é: imperfeição nos mecanismos das máquinas ferramentas, as imperfeições nos sistemas peça ferramenta, desgaste das ferramentas, e até a conformação da peça.
Para avaliar a rugosidade de uma peça é preciso conhecer os termos e conceitos básicos que definem uma linguagem apropriada.
Conceitos:
Superfície geométrica: é a superfície ideal estabelecida no projeto sem erros de forma e acabamentos.
Superfície real: é a superfície que limita o corpo e o separa do meio que o envolve com todas as irregularidades deixadas no método utilizado em sua produção.
Superfície efetiva: é a superfície avaliada pela técnica de medição, más os diferentes sistemas de medição podem resultar em diferentes superfícies efetivas.
superfície efetiva
Além dos conceitos de superfície existe os conceitos de perfil que se classificam em perfil geométrico, perfil efetivo, perfil de rugosidade que é obtido através do perfil efetivo pelo rugosímetros más depois de uma filtragem(a filtragem retira o formato da peça e deixa apenas a rugosidade para ser avaliada).
Para avaliar a rugosidade existem vários critérios, um deles é o comprimento de amostragem ou cut off que serve para filtrar a ondulação.
Sistemas de medição da rugosidade superficial:
São usados dois sistemas básicos de medida o da linha média M e o da linha