Rudolf Laban - Teatro
MÓDULO III - SÁBADO TARDE
THIAGO VAZ
RUDOLF LABAN
SÃO PAULO - 2014
RUDOLF LABAN
Rudolf Laban (1879-1958), também conhecido Rudolf Van Laban, nasceu em
Bratislava da Hungria e dedicou a sua vida ao estudo da dança e da movimentação do corpo humano desenvolvendo uma forma de Dança Expressionista que desprendeu-se do conservadorismo dos movimentos delimitados da dança e da ginastica convencional visando a expressão das emoções.
Laban foi considerado um dos mais respeitados estudiosos em sua área durante o século XX, tendo grande força impulsionadora no que diz respeito a dança e aos movimentos criativos. Assim fundou diversas escolas em toda Europa, onde impulsionou o seu trabalho através da exposição dos seus ideais artísticos e lógicos, sendo que sua maior escola foi fundada no Reino Unido em 1938 e através dela desenvolveu suas teorias que se baseiam nas emoções como matéria prima para o movimento, sendo o movimento a base da dança.
Rudolf defendia que os movimentos humanos se constituem dos mesmos elementos, seja na dança, no trabalho ou no cotidiano. Com essa primíssima acreditava que a união do movimento do corpo interagindo com as formas e o espaço não constituem um todo, sendo o todo maior que as partes, Laban estabeleceu cinco fatores fundamentas para a avaliação da Dança, os quais são: Corpo, Esforço, Forma,
Espaço e Ritmo.
Corpo - Descreve como e que aspectos do corpo são usados para executar a ação. Os aspectos do corpo que irão executar a ação juntos ou separados.
Esforço - Descreve a intenção e a qualidade do movimento para criar a emoção interna e exterioriza-la no movimento, sendo subdividido e quatro características básicas: Espaço - Direto ou Indireto; Peso - Forte ou leve;
Horário - Súbito ou deferido; Fluxo - Contido ou Livre.
Forma - Descreve a maneira que o movimento é executado no espaço e depende diretamente da relação Forma-Espaço. Ações