Stanislavski e Laban
Disciplina: Educação Musical – Prática e Ensino 3 Professora: Jussara de Chiara
Tutora: Shirlei Escobar Tudissaki Aluno: Fulvio Lucietto RA:478946
Atividade AT 3.4: Ensaio crítco sobre Laban e Stanislavsky, teatro, dança e ritmo. As mudanças ideológicas iniciadas no final do século XIX ganharam proporção na primeira metade do século XX. Os ideias realistas que surgiam na Europa nas últimas décadas do século XIX propunham um rompimento com a artificialidade fomentada pelo Neoclacissismo e pelo Romantismo e sinalizavam na direção de um dimensionamento da realidade sociocultural das classes menos favorecidas e da ação comportamental do cotidiano.
Tais mudanças se refletiram de forma marcante nas artes e nomes importantes surgiram como ícones referenciais em todos os segmentos artísticos. No teatro e na dança, respectivamente, o russo Constantin Stanislavsky e o austro-húngaro Rudolf Von Laban Varalja destacaram-se como idealizadores de metodologias que embasam as produções artísticas nessas áreas até os dias de hoje.
Constantin Stanislavski, pseudônimo de Cosntantin Siergheieivitch Alexeiev, nasceu em Moscou em 1863. Oriundo de uma família com boa condição financeira e apreciadora das artes, desde muito cedo teve contato com o universo do teatro em sua própria casa, onde seu pai construi um pequeno teatro que foi chamdo de “Círculo Alexeiev”, onde comumente se reuniam artistas e intelectuais da época. Crescendo em um meio em que se fomentava a arte e as novas idéias do realismo, em oposição a artificialidade do romantismo, Stanislaviski iniciou sua carreira de ator precocemente e aos 22 anos, em 1885 já era um dos diretores da Sociedade Música Russa. Três anos mais tarde, em 1888 funda a Sociedade Literária de Moscou onde inicia seus estudos sobre a arte do teatro, vindo a se tornar um ator de destaque.
Em 1897 encontra-se com Vladimir Ivanovich Niemiróvitch- Dântchenko, conceituado