Rudolf Arnheim
Ao se colocar uma circunferência fora de centro em um quadrado, podemosnitidamente dizer que ela esta deslocada, pois, ao olharmos um objeto não o percebemos isoladamente e sim como um todo “Ver algo implica em determinar-lhe um lugar no todo: uma localização no espaço, umaposição na escala de tamanho, claridade e distância”.
Analisando um objeto, utilizamos dois “juízos” o visual (ou físico/lógico) e o psicológico. Esses “juízos” que determinam a posição correta deum objeto em uma superfície, criando o esqueleto estrutural (divisão feita em duas linhas diagonais opostas e mais uma linha horizontal e vertical – que divide a imagem). Em ocasiões ambíguas quandonão se consegue decidir se o objeto esta ou não em equilíbrio nosso padrão visual passa a utilizar fatores subjetivos (como o foco de atenção ou preferencia por uma direção em particular). “O ver é apercepção da ação”.
Que São Forças Perceptivas?
As Forças Perceptivas são os “juízos” comentados anteriormente. Essas forças são consideradas reais, perceptivas, desde que o objeto tenha um ponto deaplicação, uma direção e uma intensidade. “Perceptiva e artisticamente são absolutamente reais”.
Dois Discos num Quadrado
Quando colocamos dois discos num quadrado não o vemos separadamente e simsimetricamente. Se posicionarmos um desses discos no “ponto morto” do quadrado (centro) criamos uma ambiguidade, mesmo a posição dele estando em uma área considerada inativa. Pois estes possuem um valor efunção igual o tempo todo. Entrando assim a configuração e a localização espacial em contradição.
Equilíbrio Psicológico e Equilíbrio Físico
“Numa obra de arte todos os elementos devem serdistribuídos de tal modo que resulte um estado de equilíbrio, deve-se saber como consegui-lo”.
Por Que Equilíbrio?
A busca do equilíbrio em uma pintura ou objeto se deve ao fato de que ao conseguirmos... [continua]