rsrsr
CIÊNCIAS CONTABÉIS
DISCIPLINA: ECONOMIA
INTRODUÇÃO
A presente ATPS tem como objetivo nos mostrar o surgimento do celular e a evolução do mesmo até os dias de hoje. Em 2006, o Brasil fechou o ano com mais de 100 milhões de linhas. Os telefones celulares são equipamentos fabulosos: pode-se falar com qualquer pessoa no planeta, não importa onde se esteja. Milhões de pessoas em todo o mundo usam telefones celulares.
Uma das coisas mais interessantes sobre esse aparelho é que, na verdade, ele é um rádio (extremamente sofisticado, mas, ainda assim, um rádio). O telefone foi inventado por Alexander Graham Bell, em 1876, e é possível encontrar as raízes da comunicação sem fio na invenção do rádio de Nikolai Tesla, por volta de 1880 (e formalmente apresentado em 1894 por um jovem italiano chamado Guglielmo Marconi). Era apenas uma questão de tempo para que essas duas grandes tecnologias, enfim, se combinassem.
1 - O TELEFONE CELULAR
Telefone celular ou telemóvel é um aparelho de comunicação por ondas electromagnéticas que permite a transmissão bidirecional de voz e dados utilizáveis em uma área geográfica que se encontra dividida em células (de onde provém a nomenclatura celular), cada uma delas servida por um transmissor/receptor. A invenção do telefone celular ocorreu em 1947pelo laboratório Bell, nos Estados Unidos.
Há diferentes tecnologias para a difusão das ondas eletromagnéticas nos telefones móveis, baseadas na compressão das informações ou na sua distribuição: na primeira geração (1G) (a analógica, desenvolvida no início dos anos 1980), com os sistemas NMT e AMPS; na segunda geração (2G) (digital, desenvolvida no final dos anos 1980 e início dos anos 1990): GSM, CDMA e TDMA; na segunda geração e meia (2,5G) (uma evolução à 2G, com melhorias significativas em capacidade de transmissão de dados e na adoção da tecnologia de pacotes e não mais comutação de circuitos), presente nas tecnologias