Os E.U.A no século xix
Anteriormente, os Estados unidos eram 13 colônias inglesas, que não ofereciam nenhum atrativo econômico à Inglaterra. Isso da às colônias maior liberdade econômica e política e essas se desenvolvem numa política de Negligência Salutar. Isso leva a um desenvolvimento do comércio e da manufatura e a formação de minifúndios, voltados pro mercado interno.
A Independência dos Eua teve base na democracia influenciada por ideais iluministas. Após a independência há a tentativa de consolidar a democracia, com a divisão de dois partidos os federalistas e os republicanos. Além disso, tentam se manter afastados dos problemas europeus. Em 1812 há uma II Guerra de Independência, com vitória americana.
Após a Independência, começa o processo de expansão territorial. Esse processo ocorre através de guerras, negociações, e compras. E para que esse território fosse ocupado a imigração foi muito incentivada. Em 1803, começa esse processo chamado de marcha para o oeste. E entre 1848 e 1849, ocorre a corrida pelo Ouro.
A ocupação desse novo território foi regulada pelo Homestead Act, que doava pequenas porções de terras à pais de família que nunca tivesse lutado contra os EUA. Essa medida gera uma sociedade menos desigual, e um mercado interno de agricultura e indústria, que faz desenvolver a produção interna.
Guerra de Secessão 1861-1865
É uma guerra entre elites de duas regiões que discordavam em vários aspectos:
Econômico: Os nortista defendiam os minifúndios, com mão de obra livre, e produção industrial e comércio, voltados para o mercado interno; com medidas protecionistas. Enquanto os sulistas defendiam os latifúndios, com mão de obra escrava, para exportação; defendem o mercado aberto.
Social: No norte havia uma sociedade menos desigual maioria burguesa, já no Sul havia umasociedade totalmente desigual e aristocrata.
Quando Lincoln, nortista, foi eleito para presidência. O sul tenta se separar, pois não aceita a posse de Lincoln. Há então