GEOLOGIA
ALUNA: Livia Emi Yamashita RA: 413828
PROFESSORA: Marcilene
A erosão é o fenômeno responsável pela remoção do material de um determinado local para o outro, com a intervenção de diversos agentes de erosão. Os agentes erosivos retiram e separam fragmentos da rocha-mãe. A seguir, será definido alguns tipos de erosão.
A erosão laminar é o processo de remoção de uma camada delgada e uniforme de solo superficial, provocada por fluxo hídrico não concentrado, no qual o solo não apresenta incisões significativas nem canais perceptíveis. No caso dos sulcos, quando hé pequenas incisões na superfície terrestre em formas de filetes muito rasos, perpendiculares às curvas de nível, a erosão laminar é mais intensa. Os sulcos podem ser recuperados por operações normais de preparação do solo. As ravinas são formas erosivas resultantes do aprofundamento dos sulcos devido ao fluxo concentrado de águas pluviais. A voçoroca representa a forma de erosão mais complexa e destrutiva no quadro da erosão linear. Corresponde ao produto da ação combinada das águas do escoamento superficial e subterrâneo, são de grande porte e de formas variadas. As voçorocas são características erosivas relativamente permanentes nas encostas, possuindo paredes laterais íngrimes e, em geral, fundo chato, ocorrendo fluxo de água no seu interior durante os eventos chuvosos.
A erosão eólica ocorre através da remoção de partículas sedimentares, deixando descoberta a rocha-sã que, desta forma, fica sujeita à ação da meteorização. O vento, em conjunto com as partículas que transporta, desgasta as rochas, agindo como se fosse uma lixa. Esta erosão específica denomina-se corrosão, originando rochas alveolares e blocos pedunculados.
A erosão cársica , existente principalmente nas regiões calcárias, é realizada pelas águas subterrâneas que se infiltram nas rochas permeáveis onde circulam. As rochas permeáveis mantêm a água até certa altura,