rrrrrr
Curso: Engenharia Mecânica
Nome dos Autores: Bruno Roberto
RA: 120004151 Gustavo Prates dos Santos 120000588 Rafael Martins 120001128
Esse relatório tem como finalidade demonstrar ao leitor o processo de elaboração, construção e análise de resultados de um sistema de roldanas.
Palavras-chaves: sistema de roldanas, força, equilíbrio;
1. Introdução:
O homem sempre procurou maneiras de facilitar sua vida criando técnicas, ferramentas e dispositivos mecânicos (máquinas) geralmente constituídos de uma única peça, capazes de reduzir esforços ou dar comodidade para uma pessoa na execução da alguma atividade ou trabalho. Por exemplo: para uma pessoa elevar um caixote é utilizado uma máquina simples chamada de roldana ou polia, na qual a força necessária (motora) é aplicada de maneira mais cômoda e com menos esforço em alguns casos.
A criação das roldanas é creditada a Arquimedes, um grande matemático e inventor, na qual teria puxado, sem grande esforço, um grande navio com três mastros e totalmente carregado.
Com base em tais conceitos, desenvolvemos um sistema de roldanas intercambiáveis com o objetivo de manter em equilíbrio uma carga de 50 Newtons. 2. Desenvolvimento:
A roldana, ou polia é uma peça utilizada para transferir força e movimento em sistemas mecanicos. Ela pode ser constituida de diversos materiais, como metais, madeira, plasticos, entre outros, e pode ser acionada por correiras, correntes ou corda. A roldana gira em torno de um eixo, transferindo movimento e energia para outro objeto, podendo ser associada a outras roldanas.
Esse sistema é uma máquina simples, e nos ajudará a realizar trabalho de 3 formas:
Podem mudar a direção da força que aplicamos (roldana fixa);
Podem multiplicar a força que aplicamos (roldana móvel);
Podem mudar as distâncias ao longo das quais as forças atuam.