Implantação do setor de recursos humanos
O presente trabalho trata do assunto do planejamento em recursos humanos, algo de suma importância em uma organização.
Na primeira parte ou item 2, a abordagem é referente ao planejamento em si, da necessidade para o setor de recursos humanos, e dos modelos de planejamento conforme os autores estudados.
Na segunda parte, ou item 3, o trabalho esclarece sobre a relevância do planejamento de recursos humanos, justificando por meio de motivos de implantação de um setor de RH nas empresas.
Na terceira parte, item 4, fala-se especificamente sobre as atividades desenvolvidas no departamento de recursos humanos, exemplificando três tipos de atividades ou rotinas do setor.
2. O PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
O planejamento de recursos humanos é o processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir objetivos organizacionais, dentro de determinado período de tempo. Trata-se de antecipar qual a força de trabalho e os talentos humanos necessários para a realização de ação organizacional futura. (CHIAVENATO, 1993, p. 152).
De acordo com Vetter, apud Lobos (1979, p. 83) o planejamento de recursos humanos pode ser definido da seguinte maneira: “o processo pelo qual a empresa assegura que as quantidades e tipos certos de recursos humanos estejam disponíveis nos lugares e momentos apropriados, desempenhando as tarefas para as quais eles são economicamente mais úteis”.
As mudanças sócio-econômicas e tecnológicas ocorridas no mundo ocidental influenciaram, de um lado as características dos recursos humanos disponíveis no mercado de trabalho, e de outro lado os requisitos ocupacionais nas organizações. Em decorrência disso, os recursos humanos são hoje incorporados ao planejamento operacional da empresa. A partir do planejamento, é possível fazer previsões quanto ao número e quanto aos tipos de recursos humanos necessários. (LOBOS, 1979, p. 83)
O planejamento do pessoal ligado à produção, em indústrias, é realizado