Rp X Rh
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PERÍODO LETIVO 2012.1
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
1- (Exame 2011.1) Presume-se que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação, nem reduzir materialmente a escala das suas operações; se tal intenção ou necessidade existir, as demonstrações contábeis têm que ser preparadas numa base diferente e, nesse caso, tal base deverá ser divulgada.
A afirmação acima tem por base o Princípio da:
a Continuidade. b Oportunidade. c Prudência. d Relevância.
2 -(ESAF-Auditor Fiscal de Fortaleza 2003) Assinale o princípio fundamental da contabilidade que reconhece o Patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial e a necessidade de diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes.
a) Entidade
b) Registro pelo Valor Original
c) Prudência
d) Continuidade
e) Atualização Monetária
3- Em relação ao princípio contábil da Competência, é correto afirmar que:
a) o reconhecimento da despesa deve ser efetuado quando houver o efetivo desembolso financeiro por parte da pessoa jurídica que efetuou o gasto.
b) uma despesa é considerada incorrida quando há um surgimento de um ativo, sem o concomitante desaparecimento de um passivo.
c) as perdas involuntárias de ativos por razões fortuitas ou por força maior não devem ser computadas na apuração do resultado do exercício, porque não estão correlacionadas com a realização de receitas.
d) as receitas são consideradas realizadas, nas transações com terceiros, quando estes efetuarem o pagamento.
e) determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
4- (Analista Contábil TRT/18º Região – FCC – 2008) A suspensão das atividades da entidade ou a queda do seu nível de ocupação pode provocar efeitos na utilidade de determinados ativos e até mesmo a perda integral de seu valor. Essa afirmação