Rousseau
Chave pra entender a articulação entre suas duas obras (Contrato Social e Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens): “O homem nasce livre, e por toda parte encontra – se aprisionado. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles. Como se deve esta transformação? Eu ignoro. O que poderá legitimá – la? Creio poder resolver.”
Discurso sobre... – Rousseau tem por objetivo construir a história hipotética da humanidade, deixando de lado os fatos. Ninguém sai prejudicado, porque o corpo soberano que surge após o contrato é o único a determinar o modo de funcionamento da máquina política, chegando até mesmo a ponto de poder determinar a forma de distribuição da propriedade.
Dessa vez, estariam dadas todas as condições para a realização da liberdade civil, pois o povo soberano, sendo ao mesmo tempo parte ativa e passiva, isto é, agente do processo de elaboração das leis e aquele que obedece a essas mesmas leis, tem todas as condições para se constituir enquanto um ser autônomo, agindo por si mesmo.
Um povo, só será livre quando tiver todas as condições de elaborar suas leis num clima de igualdade, de tal odo que a obediência a essas mesmas leis signifique, uma submissão à deliberação de si mesmo e de cada cidadão, como partes do poder soberano. Isto é, uma submissão à vontade geral e não à vontade de um indivíduo em particular ou de um grupo de indivíduos.
Contrato Social – Pretender estabelecer condições de possibilidade de um pacto legítimo, através do qual os homens, depois de terem perdido