Roupas de comprensão
Meias, calças e bermudas reduzem a vibração muscular que acontece devido ao impacto do corpo com o solo, tornando a contração eficiente
Por Raquel CastanharoJundiaí, SP
A teoria proposta especificamente para as meias de compressão é que elas melhorariam o retorno venoso das pernas, assim como acontece com as meias usadas por quem tem problemas vasculares. Essa ação seria interessante para o atleta pois diminuiria o acúmulo de ácido lático na musculatura e proporcionaria um melhor rendimento.
Tudo assim, na condicional, pois as pesquisas realizadas para testar tal teoria ainda não são conclusivas. Na verdade, mostraram até agora que as meias não tem ação sobre o acúmulo de ácido lático e a melhora de performance na corrida também não foi comprovada.
Sobre as roupas de compressão em geral, incluindo, meias, calças e bermudas, a ideia é que elas reduzem a vibração muscular que acontece devido ao impacto do corpo com o solo, tornando a contração muscular mais eficiente. A compressão exercida sobre a musculatura também contribui para a propriocepção e diminui a dor muscular de início tardio, por amenizar o edema que ocorre na musculatura devido aos microtraumas causados pela atividade física.
Assim, no presente, pois esses efeitos já foram comprovados pela ciência, inclusive pelo especialista do Eu Atleta, Turíbio Barros, coordenador de um estudo que mostrou que ciclistas usando bermudas compressivas tiveram melhor recuperação após a atividade física.
Ainda não se sabe ao certo qual a melhor magnitude de compressão das roupas para que elas produzam efeito e os resultados a respeito de um melhor desempenho em provas ainda são nebulosos.
Então, usar ou não usar? Se você não tem nenhuma contraindicação do seu médico e fisioterapeuta, as roupas de compressão podem ser um bom auxílio, porém as pesquisas até agora não dizem que elas são essenciais, que você terá menos lesões e que você correrá melhor com elas. Mas a ciência está