roupa
A audição é um dos cinco sentidos muito importante para o desenvolvimento como indivíduo e para o relacionamento com a sociedade.
Já antes do nascimento a audição é o primeiro sentido a ser apurado, através do diálogo com a mãe, dos novos sons do dia a dia, que nos rodeiam. A audição desempenha um papel principal e decisivo no desenvolvimento e na manutenção da comunicação por meio da linguagem falada, além de funcionar como um mecanismo de defesa e alerta contra perigo que funciona 24 horas por dia, pois o ouvido não descansa nem quando se dorme. É através deste sentido que nos comunicamos com o mundo que esta á nossa volta, os vínculos sócias, a interação intra e interpessoais e a maneira como manifestamos nossas necessidades.
Conforme Redondo (2000, p.06) o ouvido humano possui três partes, ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno, sendo que cada um desempenha funções específicas:
- Ouvido externo: é composto pelo pavilhão auricular e pelo canal auditivo, que é a porta de entrada do som. Nesse canal, certas glândulas produzem cera para proteger o ouvido.
- Ouvido médio: formando pela membrana timpânica e por três ossos minúsculos, que são chamados de martelo, bigorna e estribo, pois são semelhantes a esses objetos. Em contato com a membrana timpânica e o ouvido interno, eles transmitem as vibrações sonoras que entram no ouvido externo e devem ser conduzidas até o ouvido interno.
- Ouvido interno: nele esta a cóclea, em forma de caracol, que é a parte mais importante do ouvido: é responsável pela percepção auditiva. Os sons recebidos na cóclea são transformados em impulsos elétricos que caminham até o cérebro, onde são intendidos pela pessoa.