Roteiro Projeto 1
Roteiro Básico para Apresentação
Beleza (Vaidade)
Maquiagem (Produtos)
Figurino (Acessórios)
Costumes
Higiene (Produtos)
Atualidade
Considerações Finais
Beleza (Vaidade)
Sempre muito vaidosos os Egípcios tinham a beleza como prioridade máxima , a simetria servia como base do ideal de beleza masculina, sendo o corpo masculino demarcado por dois triângulos, a saber: ombros largos e uma cintura fina. A preocupação com a beleza não se restringia somente aos ornamentos e roupas, pois segundo Charlote Kuchinsky, para os egípcios, a aparência física foi um dos grandes focos de atenção; o peso, por exemplo, era controlado seguindo uma dieta de frutas e verduras e evitando o consumo de carnes; tendo os bustos finos, quadris cheios e barrigas planas (na linguagem atual: sarados), mantendo-se eretos e caminhando com elegância. Muitos museus guardam dessa época achados que comprovam a preocupação com a estética corporal: taças de unguentos, colheres para pinturas, paletas de pigmentos, estiletes para delinear, jarras contendo produtos de maquiagem ainda intactos são encontrados no Louvre, em Paris. Produtos que revelam uma preocupação milenar com a beleza, com os cuidados com o corpo.
Banhos esfoliantes com argila, massagem com óleos e maquiagem eram recursos que deusas, faraós, sacerdotisas, rainhas e escravas se utilizavam para seus rituais de embelezamento.
Maquiagem
A maquiagem nos povos egípcios era sinônimo de luxo e poder , quanto maior o status na pessoa mais maquiagem e acessórios ela usava , além de usa-los por vaidade devido ao sol muito quente também eram usados como proteção garantindo a eles uma boa saúde. A maquiagem nos olhos feitas nos cílios, pálpebras e sobrancelhas além de alongar os olhos o que era esteticamente agradável a eles, serviam como proteção a raios solares e repelentes contra insetos , simbolizava também crenças e rituais de beleza, misticamente acreditava-se que maquiando os olhos evitava-se olhar