1 ROTEIRO PROJETO FINAL VALE MAIS QUANDO NOSSO 2015 1
CURSOS: ADMINISTRAÇÃO, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, ECONOMIA, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, PUBLICIDADE E PROPAGANDA, RELAÇÕES PÚBLICAS, JORNALISMO, DESIGN, MODA, ENGENHARIAS.
TEMA: Vale mais quando é nosso? Valorização e preservação dos espaços públicos de nossas cidades
Apresentação:
Atualmente um dos principais obstáculos para a convivência em harmonia no espaço público, é a divergência do que ele representa para cada pessoa. Por defendermos a vivência em comunidade, resolvemos esclarecer o conceito de espaço público para que todos possam utilizá-lo da melhor forma.
Por definição, espaço público é aquele que é de uso comum e posse coletiva (pertence ao poder público). Existem os que são totalmente livres e os que, mesmo públicos, possuem uma certa restrição ao acesso.
Dentre os livres, destacam-se quatro categorias:
Espaços de circulação (como uma rua ou uma praça);
Espaços de lazer e recreação (como um parque, playground, pista de skate)
Espaços de contemplação (um jardim público, um monumento)
Espaços de preservação e conservação (uma reserva ecológica, um prédio tombado)
Dentre os com restrição de acesso, estão os que demandam horários de entrada e saída, traje, regras de conduta, porém continuam sendo de acesso a todos. Por exemplo: igrejas, museus, hospitais, bibliotecas, edifícios públicos, etc.
Nos espaços públicos livres, o direito de ir e vir é total e garantido a todos, sem qualquer tipo de diferenciação, exceto quando uma autoridade pública ou seu representante restringe esse acesso visando a segurança e a convivência de todos em harmonia.
Não é porque uma avenida é ocupada em sua maioria por ônibus, caminhões e carros, que motos e bicicletas não têm direito de compartilhar esse espaço. Muitos veem a presença desses meios como inadequada e impraticável, mas ela é legítima, garantida por lei e demanda aceitação e respeito.
Da necessidade cada vez maior de convivência entre todos os que usufruem do espaço público, surgiu o termo “shared spaces”.