Roteiro piaget
Jean Piaget, nasceu na Suiça, estudou inicialmente biologia, e posteriormente se dedicou à área de Psicologia. Piaget revolucionou as concepções de inteligência e de desenvolvimento cognitivo partindo de pesquisas baseadas na observação e em entrevistas que realizou com crianças. Interessou-se fundamentalmente pelas relações que se estabelecem entre o sujeito que conhece e o mundo que tenta conhecer. A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico-matemático, que é fundamental na escola mas não pode ser ensinado, pois, para Piaget, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz. Ele nunca atuou como pedagogo, considerou-se um epistemólogo genético porque investigou a natureza e a origem do conhecimento nos seus processos e estágios de desenvolvimento. Na perspectiva da epistemologia genética a pedagogia deve substituir a exercitação e o adestramento pela estimulação e o desafio.
Resgate Rosseau: (Wibberley)
Jean Piaget revolucionou o modo de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os adultos, como muitas outras grandes descobertas, a ideia de Piaget é tão simples que parece evidente. Porém já tinha sido expressa nas palavras de Jean-Jacques Rosseau, citadas pelo próprio Piaget, segundo as quais uma criança não é um adulto em miniatura e o seu cérebro não é um cérebro de adulto em ponto reduzido. Por detrás desta verdade, que Piaget escorou com provas experimentais, esta outra idéia simples – a ideia de evolução.
Problematização
Os estudos e descobertas de Piaget podem ser considerados métodos ou teorias?
Método: Maneira de ordenar a ação de acordo com certos princípios e em determinada ordem.
Teoria: Teoria é também uma hipótese, conjunto de ideias e conhecimentos: ter uma teoria sobre algo; a teoria e a prática.
Não existe o método “Piaget”, como ele próprio gostava de frisar, a construção do conhecimento se da através de descobertas, sendo assim, não existem