Roteiro para relatórios
Roteiro para elaboração dos relatórios das aulas práticas
Prof. Sérgio Xavier
Observações gerais:
- O tempo verbal deve ser padronizado no texto: tente usar a terceira pessoa e evitar uso de expressões como: “no nosso experimento”, “meus resultados” “pipetamos”etc.... Como exemplo, podemos substituir estas expressões por: “no experimento realizado.....” , “os resultados obtidos....” “pipetou-se...”. Enfim, a descrição deve ser sempre no impessoal (ex.: “Foi adicionado” ou “adicionou-se” ao invés de “Eu adicionei” ou “Adicionamos”)
-Defina os itens do seu relatório com clareza. Agrupe assuntos semelhantes e separe assuntos não relacionados. Use subitens para organizar melhor os assuntos e sempre procure numerar os itens para facilitar o acompanhamento do raciocínio;
-Use termos técnicos; -Respeite a grafia correta de nomes científicos;
-Padronize a formatação: tamanhos e tipos de letras, tanto no texto quanto nos títulos; procure usar parágrafos alinhados pelas duas margens (esquerda e direita); mantenha sempre a mesma quantidade de espaços entre parágrafos e títulos, etc; -Não enfeite demais seu relatório. Ele é um texto técnico e deve ter aspecto profissional.
Partes do relatório e respectivas pontuações:
Capa
1. Introdução (1,0)
2. Objetivos (0,5)
3. Procedimento experimental (1,0) e resultados (2,5)
4. Discussão (3,5)
5. Conclusão (1,0)
6. Bibliografia (0,5)
Nome da Instituição:
Nome do curso:
Nome da disciplina:
(Letra Arial 12)
Capa:
Título da prática (Letra Arial 18)
Nome do aluno:
Turma:
(Letra: Arial 12)
1. INTRODUÇÃO
Não deve ultrapassar uma página escrita com letra Arial 11 (Espaçamento 1,15). Servirá para contextualizar o assunto de que tratou a prática e do qual tratará o relatório. Não é um resumo, mas é realmente uma introdução ao assunto, uma fundamentação teórica. Apenas informações relevantes ao EXPERIMENTO devem ser apresentadas!
2. OBJETIVOS
Descrição dos objetivos