Roteiro para elaboração de relatório
(8,0 PONTOS)
Uma composição qualquer deve conter sempre as seguintes partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Tratando-se de um relatório de uma atividade prática, aconselha-se a seguinte seqüência:
TÍTULO: Frase sucinta que indica o principal objetivo da atividade. CAPA
INTRODUÇÃO: Descrição da teoria necessária ao entendimento do tema do relatório. Deve ser uma síntese própria das várias fontes consultadas. Evite rodeios. O objetivo do trabalho deve aparecer no último parágrafo da introdução, podendo ficar separado desta para maior destaque.
PARTE EXPERIMENTAL: Descrever o procedimento experimental, o ambiente estudado e equipamentos utilizados e/ou verificados.
RESULTADOS: Consiste na apresentação de todos os dados colhidos em laboratório ou calculados a partir deste. Além do texto explicativo, os resultados podem ser apresentados também na forma de tabelas, gráficos, imagens, etc., de modo a comunicar melhor a mensagem.
Registre, através de fotografias e anotações, as situações, materiais e equipamentos disponibilizados de forma adequada e inadequada no ambiente da instituição.
Coerência, clareza e organização lógica na sistematização das idéias relacionadas
aos agentes químicos e seus efeitos tóxicos.
DISCUSSÃO: Discutir os dados obtidos à luz da teoria e/ou normas expostas. A discussão é a parte do relatório que exige maior maturidade do aluno (Pode ser feita junto com os RESULTADOS).
CONCLUSÃO: Síntese pessoal sobre as conclusões alcançadas com o seu trabalho. Enumere os resultados mais significativos do trabalho.
REFERÊNCIAS: Livros, artigos e outras fontes usadas para escrever o relatório. Devem ser citadas no texto cada vez que forem